VI Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos será dia 21 no Rio
A intolerância ainda é um dos maiores desafios para a construção da coexistência pacífica em várias partes do mundo. Mesmo garantida por lei, a liberdade religiosa não é uma realidade para todas as religiões no nosso país. Para debater isso, nos dias de 18 a 21, na cidade do Rio de Janeiro acontece o VI Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, traz para o campo do debate temas como ” Religiões nos meios de Comunicação”, Religiões no campo dos Direitos”, “Política, Religião e Diálogo Interreligioso” e ” Estado Laico e Liberdades” a fim de fortalecer o diálogo com a sociedade civil.
A abertura será às 9 hs do dia 18, com composição da mesa composta por Prof. Ms. Elé Semog -Secretário Adjunto do CEAP, – Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, Dr.Gabriel Saad Travassos-Secretário-Geral de Articulação Institucional na Defensoria Pública da União, representante do Centro Cultural Justiça Federal, Fundo Baobá , – representante da Fundação Ford, da Freedom of Religion and Belief in Action Fund (FoRB Action Fund), Unesco
Entre as autoridades convidadas estão a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ministro dos Direitos Humanos, Prof. Dr. Sílvio Almeida, ministra da Cultura, Margareth Menezes, presidente da Fundação Palmares, Sr. João Jorge e do ministério das Relações Institucionais, pela Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano.
No mesmo dia das 9h30 às 11h debate sobre “Política, Religiões e Democracia”, que tem por objetivo analisar e
debater as lutas pela liberdade, diversidade e pluralidade religiosa promovida pelos grupos religiosos marginalizados à luz do diálogo inter-religioso. Das 11h às 12h30 o tema é “Religiões no Campo do Direito”. O objetivo é analisar e
debater os processos construtivos das relações de poder, fomentadas durante séculos no Brasil, entre a(s) religião(ões) e a(s) política(s) no Campo dos Direitos.
Das 14h às 15h30 o tema abordado será “Religiões nos meios de comunicação” onde ser fará uma sucinta análise sobre os processos construtivos das relações de poder entre a(s) religião(ões) e a(s) política(s) nos meios de comunicação, buscando possibilitar o entendimento dos múltiplos conflitos entre dos movimentos religiosos e instituições religiosas no Estado brasileiro. Das 16h às 17h30 o tema ” Estado laico, liberdades e pluralidades” terá por objetivo analisar e debater sobre os desafios para a promoção do Estado laico, das liberdades e da tolerância diante do cenário atual e do avanço do conservadorismo.
No segundo dia será lançado o II Relatório Sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, das 16h00 às 20h30, na sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal. O relatório será analisado na mesa presidida pelo Prof. Dr. Babalawô Santos Ivanir dos Santos. E apresentação autores e autoras que escreveram os artigos.
No dia 20 , o filme Fé e Fúria será apresentado das 13 h às 17 h na Sala de Cinema do Centro Cultural Justiça Federal.
E no dia 21 Com o objetivo de fortalecer as ações em prol da tolerância, durante a realização do
Seminário haverá na Praça Cinelândia uma feira cultural inter-religiosa e o show cultural
inter-religioso “Cantando a gente se entende”, que contará com diversas atrações culturais e
religiosas.
⮚ Apresentações confirmadas: Grupo Awurê, Pastor Kleber, Padre Omar, banda
judaica e banca cigana.
⮚ Barracas inter-religiosas
⮚ Apresentação de dança
Evento: Festival Cultural Inter Religioso “Cantando a gente se entende”
Horário: 9h às 20h
Data: 21/01/2023
Local: Praça Cinelândia