DestaqueEcologia HumanaPlantão

Petrobras investe mais de R$ 13 milhões em cinco novos projetos de conservação de florestas

A Petrobras está investindo R$ 13,1 milhões em cinco novos projetos ambientais destinados à conservação e restauração de florestas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. As iniciativas resultam da seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental promovida pela companhia em 2021 e abrangem os projetos Produtores de Água e Floresta; De Olho nos Rios; Guará Vermelho; Olha o Clima, Litoral e Guapiaçu. Eles se somam a 16 outras iniciativas apoiadas pela Petrobras com a finalidade de conservar florestas e contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

ambie
Em 2021 os projetos vigentes atuaram na recuperação ou conservação direta de mais de 175 mil hectares de florestas e áreas naturais da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado, contribuindo para a remoção líquida ou emissões evitadas de cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2 equivalente.
O projeto Produtores de Água e Floresta, realizado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), tem seu foco na conservação da bacia hidrográfica do rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa envolverá comunidades rurais e quilombolas no município de Rio Claro (RJ), por meio de treinamentos em produção agropecuária sustentável e restauração florestal para os produtores rurais da região, estimulando boas práticas para conciliar produção agrícola e preservação ambiental.
O projeto também fará ações de recuperação ambiental de 45 hectares de áreas degradadas, com plantio de 31 mil mudas, além de estudos sobre impactos da restauração e conservação promovida em nascentes da região, incluindo estimativas de emissão e retenção de carbono em áreas de conservação e restauração.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *