Estado continua em alerta para novas chuvas nesse domingo
Em Macaé, a chuva foi suficiente para causar muitos transtornos por toda a cidade. Os vários pontos de alagamento registrados causaram engarrafamentos, invadiram casas e comércios, trazendo muitos prejuízos. Até o momento não há desabrigados. Agentes da Defesa Civil resgataram 23 crianças e 13 adultos que estão ilhados na escola Sandra Maria Araújo, no Sol Y Mar, em Macaé. Após várias tentativas, eles tentam chegar ao local com o auxílio de um ônibus.
No sábado, no Centro de Especialidades Médicas do Barracão, no Miramar, a água invadiu os consultórios. Pacientes estão sendo retirados do local com auxílio do Corpo de Bombeiros. Os recursos hídricos da cidade sofreram um aumento significativo no seu nível. No canal da Linha Vermelha e do Capote, na Linha Verde, por exemplo, o nível atingiu o seu limite máximo, chegando a transbordar.
Na Lagoa de Imboassica, equipes das secretarias municipais de Ambiente e de Infraestrutura executaram a abertura do canal extravasor, com objetivo de reduzir o nível das águas que bloqueiam trecho da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A ação tem autorização do Inea. A Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil informa possibilidade de chuvas entre 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/dia, com início 11h20 do dia 18/05/2019 e término 12h de 19/05/2019, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis a esses riscos.