PUBLICIDADE

Semana Teixeira e Souza debate ancestralidade, quilombos e cultura em Cabo Frio

Iyálorisà Cleide Padilha T'Oyá fala sobre ancestralidade durante evento nesta sexta

- Atualizado em

Além de exposição, mostra de dança afro, oficina de poesia, entre outros importantes assuntos, a ancestralidade será explanada pela Iyálorisà Cleide Padilha T’Oyá falará sobre a ancestralidade, dentro do painel de debate “A situação hoje dos Quilombos e a ancestralidade”. O evento afro cultural promovido pela Secretária de Cultura, no espaço cultural Charitas, no Centro de Cabo Frio.

As atividades da semana começaram no dia 20 com a apresentação da Banda Santa Helena, abertura da exposição “Quilombo” e evento literário. No dia 21 teve oficina de poesia com Maurício Cardoso e na Câmara de Vereadores alem de homenagens a representantes negros e quilombos, a minuta enviada pelo prefeito para a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racional (Compir) foi lida e encaminha para análise à Comissão de Justiça da Casa. Somente depois a minuta será lida e votada pelos vereadores.  Espera-se que isso ainda aconteça durante esta semana.

O Compir é um instrumento que irá nos auxiliar para o desenvolvimento de ações nas questões raciais, permitindo que a Secretaria de Cultura possa fazer mapeamentos, projetos, captação de recursos para os segmentos raciais e até mesmo ligado a religião de matriz africana.

VEJA TAMBÉM