Procon Macaé alerta consumidores para a Black Friday
Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) orienta com dicas a quem pretende ir às […]
- Atualizado em Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) orienta com dicas a quem pretende ir às compras, aproveitando as promoções e descontos durante a campanha Black Friday, no dia 25. O objetivo é evitar que consumidores façam mau negócio ou sejam enganados e lesados por falsas promoções.
Segundo Carlos Fioretti, secretário do Procon Macaé, os problemas mais comuns nas compras pela Internet são a entrega de produtos diferentes dos anunciados, produtos defeituosos, falta de garantia, preços superiores aos já praticados e até a comercialização por empresas fantasmas. “É importante que antes de comprar, o consumidor faça pesquisas, verifique a idoneidade da empresa e se certifique de que o site é de confiança”, aconselha.
Para compras efetuadas pela internet, o Procon-Macaé orienta aos consumidores que identifiquem os lojistas com o selo de qualidade “Black Friday Legal”, criado pela organizadora do evento Câmara-e.net, em parceria com o Busca Descontos. “É preciso verificar a segurança do site e da rede ao efetuar compras pela internet e também pesquisar a credibilidade das empresas nos sites de reputação e junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.
Dicas do Procon Macaé
- Verificar os preços antes do “grande dia”. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday;
Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas;
Imprimir ou salvar os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
Se mesmo seguindo estas dicas ainda houver problema nesta relação de consumo, procure o Procon Macaé para defender seus direitos.
O Procon-Macaé apresenta a relação dos 115 sites não-confiáveis (ou não recomendados) que tiveram reclamações de consumidores nos Procons do país, principalmente com relação a entrega (ou a falta dela) e nem sequer responderam a ocorrência. Ou seja, o consumidor comprou, foi lesado, reclamou no Procon e o site nem sequer respondeu.
Acesse aqui o link com a relação:http://macae.rj.gov.