Claudia Boechat - TarôColunasDestaqueEsoterismoPlantãoTarô por Cláudia Boechat

Tarô mostra: Consciência para superar obstáculos e vencer

Por Cláudia Boechat

 Alguém aí nasceu pronto? A gente vai se formando ao longo do tempo. Cada um desenvolve qualidades especiais e descobre que tem limitações. Tanto as qualidades, quanto as limitações podem mudar ao longo do tempo, mas ninguém nunca será completo, perfeito. Usamos as qualidades para compensar as limitações e, assim, vamos nos superando. A isso a gente chama de evolução. Cada um a sua maneira, bastante particular. Não existe melhor ou pior. Existe o que luta mais e o que se acomoda; o que contorna um grande obstáculo graças a sua sabedoria e o que tropeça na pedrinha por desatenção. O Tarô nos traz a carta chamada A Força como um chamado para que tenhamos consciência da nossa capacidade de superação e evolução.

 

Essa carta nos pede autocontrole acima de tudo. Controle das emoções, da força física, dos pensamentos. Tudo deve ser consciente; nada deve ser impulsivo. Temos de ter a exata noção de nossa capacidade de superar obstáculos. A vida é feita de desafios, uma série de obstáculos a serem removidos ou contornados. É o nosso discernimento que vai mostrar o que fazer a cada passo dessa jornada. Algumas vezes vamos achar que não tem saída. Mas sempre tem. Nesses momentos vamos nos sentir imóveis, impotentes. E até isso tem um sentido: é o destino nos mostrando que é tempo de reflexão e não de ação. Assim, resgatamos nossa razão de viver e opções de iniciativas se revelam.

 

Manter o controle dos sentimentos não é fácil. Ignorar a raiva, o ciúme, a paixão, o amor? Difícil, né? Mas A Força nos diz que somos capazes. Podemos buscar o sentimento oposto. Contra a raiva, a indiferença. Contra o ciúme, a compreensão. Contra a paixão, a sensatez. Contra o amor… Ah, nada é contra o amor. Esse, sim, é um sentimento que sempre nos fortalece para seguir adiante.  E o que fazer com a dor? Entender que somos maiores que ela. A dor existe para nos alertar, é um aviso de que precisamos tomar uma atitude e não deixar que nos domine. O mesmo acontece com aquele desânimo sem fim, com a baixa autoestima, com a vontade de sumir. Nessa hora, “Deus” diz assim: ‘Opa! Eu te coloquei aí pra ficar se lamentando? Se vira! Não dá conta sozinho? Peça ajuda. Mas não deixe a peteca cair’. Nesse jogo você será sempre vencedor. Se quiser; se lutar por isso.

 

Uma batalha a ser vencida é a do pensamento negativo que sempre nos faz mal. Não que devamos sair por aí rindo à toa quando sentimos o mundo desabar na nossa cabeça. Nada disso. É simplesmente compreender que são apenas momentos, mais um obstáculo a ser superado. Volto a dizer que ninguém é melhor ou pior que ninguém. Podemos por vezes achar o outro é mais sortudo, porém não conhecemos sua realidade inteira. Quantas pessoas lindas, ricas, talentosas e famosas sofrem de depressão, se drogam e até se matam? É, meu amigo, a vida não é fácil pra ninguém.

 

Fato é que tomar consciência dos nossos problemas e limitações, entender que temos de achar um jeito de lidar com elas, nos torna mais fortes. Bem como identificar nossos pontos fortes, nossas qualidades, e explorá-los. A carta chamada A Força nos diz que capacidade não nos falta para isso. Apenas é preciso ter atenção, dedicação, persistência e domínio de nossa mente para manter o pensamento positivo. Nunca nos deixar levar por impulsos momentâneos e ter metas estabelecidas com base nas nossas qualidades e limitações. Esse é o caminho para a superação, para o triunfo. É preciso entender que a vida está sempre em transformação; e a gente também.

 

Para aconselhamento de tarô a distância com a autora envie um e-mail para taroresponde@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *