PUBLICIDADE

Macabu será contemplada com Agência Digital do INSS

O programa será implantado em Macabu

Um trabalho em conjunto entre os Poderes Legislativo e Executivo garantirá a população macabuense facilidade no acesso aos serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com previsão de implantação até o fim deste ano, o município será um dos primeiros do estado a ser contemplado com a Agência Digital do órgão previdenciário.

O projeto que consiste na adoção de uma nova forma de atendimento ao cidadão, permitirá acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil à análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de forma eletrônica de uma unidade para outra.

A conquista anunciada pelo vereador André Fisioterapeuta (PEN), após retorno de viagem a Brasília. ‘Aqui não existe conquista de um, afinal todos os vereadores se uniram em prol deste importante projeto. Esta é uma conquista de toda população macabuense que terá facilidade no acesso aos serviços do INSS”, disse.

Um acordo entre a Prefeitura e o INSS, firmado através de um Termo de Cooperação Técnica, permitirá que o cidadão tenha acesso aos serviços do órgão previdenciário sem se deslocar para cidades vizinhas, como Macaé e Cordeiro, por exemplo.

Por meio da parceria a administração municipal irá disponibilizar profissionais do seu quadro de pessoal e espaço físico para a implantação do posto de atendimento da Agência Digital. A Agência Digital permitirá acesso a grande parte dos serviços oferecidos pelo INSS, exceto os de perícia que continuam sendo realizadas nas agências da região. Os processos relativos à parceria serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do Órgão nos estados.

Um dos produtos do INSS Digital é o site de serviços “Meu INSS” (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do site também está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e IOS.

VEJA TAMBÉM