CarapebusCidadesDestaquePlantão

Prefeitura de Carapebus e Cedae formam parceria para acabar com falta de água

O reparo emergencial da barragem no Sacarrão, em Córrego Grande, seguido da limpeza da superfície e leito da Maricota e a longo prazo identificar e revitalizar poços artesianos e cursos de água existentes na cidade são as medidas encontradas pela prefeita Christiane Cordeiro e o diretor de Distribuição e Comercialização do Interior da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), Heleno Silva de Souza, na reunião que aconteceu durante toda a quinta-feira (21). Na oportunidade, foram realizadas visitas técnicas nas represas da Maricota e de Sacarrão onde se verificou de perto os problemas e definiu-se as medidas a adotadas.

As medidas foram formalizadas entre prefeitura e Cedae após a decisão tomada pela prefeita Christiane Cordeiro de “quebrar” o contrato de abastecimento de água tratada para toda cidade, já que atualmente há grave falha no atendimento. Segundo dados oficiais divulgados pelo diretor Heleno, a Cedae atende atualmente apenas 45% das casas de Carapebus. A justificativa da empresa, deve-se a falta de chuvas na região e no restantes do estado. Exemplificou a redução da água na lagoa da Maricota, onde a Cedae conseguia tratar e distribuir 12 litros por segundo e que agora está apenas com 6 litros por segundo.

“Outro sério problema para essa redução é o excesso de ferro encontrado na água, tornando seu tratamento oneroso e nem sempre com resultado insatisfatórios”, detalha Heleno que acatou a proposta da prefeita Christiane Cordeiro para que – a longo prazo – se faça a revitalização de doze poços profundos existentes na cidade, que teriam suas águas bombeadas e enviadas para as represas de Maricota e Sacarrão terminando, de vez, com o desabastecimento que atinge a cidade.

Lembrou Heleno, que para se dar início a essa medida será necessário inicialmente que seja feito o reparo emergencial na barragem do Sacarrão que desabou e depende de acordo com o proprietário da área para permissão do serviço. Assim que a barragem for recuperada a prefeitura que já está fazendo a limpeza das plantas aquáticas poderá limpar o leito do Maricota, retirando o lodo e os depósitos de resíduos orgânicos.

Durante essa operação, o trabalho de coleta e tratamento da água será suspenso e passa a funcionar no Sacarrão. As duas unidades posteriormente voltaram a funcionar em conjunto quando receberão e armazenarão a água coletada dos poços artesianos existentes na cidade. A prefeita Christiane Cordeiro se mostrou satisfeita com as medidas formalizadas e pediu que as secretarias municipais e também a Cedae acelerem as ações para que o abastecimento de água seja normalizado. “Não podemos mais assistir nossa população sem água e tendo que abastecer escolas, creche e hospital com carro pipa. Precisamos dar uma solução rápida para essa situação e conto com o compromisso da Cedae em cumprir essa medida”, finalizou ela.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *