DestaqueMacaéPlantãoRio das Ostras

Vacina da febre amarela é necessária só para quem for viajar

Após os Estados de Minas Gerais e Espirito Santo decretarem situação de emergência por causa de febre amarela, a população de Rio das Ostras tem procurado pelas vacinas nos postos de saúde da cidade. No entanto, as cidades do Estado do Rio, e, portanto, Rio das Ostras, não são considerados área de risco. Apenas 14 municípios fluminenses das regiões Norte e Noroeste, que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, tiveram o nível de vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela elevado pelo Governo do Estado. Rio das Ostras não faz divisa e assim, não aparece na lista.

O Ministério da Saúde está orientando a população de que só deve se vacinar quem vai para as regiões onde os casos da doença aumentaram especialmente áreas silvestres e de mata.  A imunização deve ser feita dez dias antes da viagem. Quem quiser se vacinar deve levar caderneta de vacinação e dar informações detalhadas sobre o deslocamento.

Em Rio das Ostras a vacina está sendo disponibilizada na Casa de Vacinação, que começou a funcionar nesta segunda-feira (16). Segundo a prefeitura, a vacina deve ser agendada na recepção da unidade. A Casa da Vacinação fica localizada na Avenida Linda, s/no, em Nova Esperança, ao lado da Ponte Washington Viana (que dá acesso a Costazul). O telefone é (22) 2771-9351.

MACAÉ

Em Macaé, a vacina é disponibilizada em dois locais: Casa de Vacina Bernadette Franco Pacheco (segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h30), com distribuição de 30 senhas por dia e no pronto-socorro Municipal do Aeroporto (terça e quinta-feira, no mesmo horário), com distribuição de 30 senhas por dia. A faixa etária é de nove meses a 60 anos. Acima dessa idade, é necessário levar a autorização médica. A vacina é contraindicada para gestantes e lactantes.  A Casa da Vacina de Macaé fica na Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro. Já o pronto-socorro do Aeroporto fica na Rua Curuncango S/Nº, bairro Parque Aeroporto.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *