CidadesMacaéPlantão

CLIM pode entrar para o calendário oficial de eventos de Macaé

Sucesso nas suas quatro edições, a CLIM – Ciranda Literária de Macaé, realizada do dia 11 a 14 de agosto em Macaé, ganha força e apoio no legislativo macaense. O vereador Marcel Silvano apresentou semana passada o Projeto de Lei que inclui o evento no calendário oficial do município. O PL deve ser votado na sessão ordinária desta terça ou quarta-feira.

 

Segundo o vereador Marcel, o projeto vem como incentivo de promover o acesso ao livro e à literatura, atingindo toda comunidade envolvida nesse processo multiplicador. O evento envolve a comunidade, estudantes, amantes da literatura. O projeto destaca, principalmente, a participação dos alunos da rede pública de ensino, garantindo o acesso gratuito.

 

“Nosso objetivo é fazer com que a CLIM se torne a grande festa literária de Macaé, incentivar a leitura, principalmente na rede pública de ensino”, disse o vereador.

 

Para Simone Mota, curadora e organizadora da CLIM, junto a Glaucia Pinheiro, o PL mostra a valorização de um evento construído para colaborar com a formação de leitores em Macaé. Ela ressalta que os índices de leitura no Brasil são alarmantes e que cada cidade pode fazer a sua parte para mudar essa situação, seja com ações privadas, públicas ou institucionalmente apoiadas por órgãos públicos.

 

“O projeto de lei que visa incluir a CLIM no calendário oficial de eventos da cidade de Macaé, e oferecer vale-livros a alunos da Rede pública de Ensino, chancela a importância do fomento à cultura na nossa cidade. Uma atitude de reconhecimento que contribui com um problema de natureza nacional. Os índices de leitura no Brasil são alarmantes. E cada cidade pode fazer a sua parte para mudar essa situação com ações privadas, ou públicas, institucionalmente apoiadas por órgãos públicos.

 

A ideia é que o evento tenha como marco temporal a segunda semana do mês de agosto. O evento aconteceu na Praia dos Cavaleiros e foi realizado em parceria com o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. O tema deste ano foi “Literatura e o mundo”.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *