Cabo FrioCidadesPlantão

“Música e Natureza em Harmonia” em Cabo Frio

Em Cabo Frio, no dia 01 de setembro, às 19 horas, no Terraço Cultural e Fotográfico Nóris Carmem Galiotto, acontece o concerto de música clássica “Música e Natureza em Harmonia” – um verdadeiro grito contra a agressão ambiental ao Rio Doce (que percorre cidades mineiras e capixabas). Um espetáculo musical imperdível com Gerald Robbins (piano), Angélica de La Rivas (soprano), Diego Carneiro (cello) e Fernanda Canaud (piano). O evento está dentro da programação do 22º Rio Internacional Cello Encounter, que o ambientalista Ernesto Galiotto apóia, e trouxe para a nossa região, desde a sua primeira edição. A entrada é franca, mas é preciso confirmar presença.

O ambientalista autodidata, empresário, fotógrafo e escritor Ernesto Galiotto é apaixonado por boa música e um ferrenho defensor da natureza. Basta dizer que foi ele quem trouxe para Cabo Frio, pela primeira vez, em 1987, a Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi ele o autor de denúncias, como as que resultaram no fechamento de 23 mineradoras no segundo distrito do município. Em 1999, inaugurou o Centro de Educação Ambiental e Cultural Érico Verrrísimo, no segundo distrito; e, em 2013, inaugurou o Terraço Cultural Nóris Carmem Galiotto, em Cabo Frio, no primeiro distrito. Galiotto já realizou 110 projetos nas áreas culturais e ambientais, entre eles, cinco restaurações de patrimônios históricos e mais de 40 concertos clássicos.

Sua luta pela preservação ambiental ampliou fronteiras com a aquisição do monomotor conhecido como “mico-leão voador”. Seu trabalho hoje é reconhecido nacional e internacionalmente. Em 2014, Galiotto fez o maior inventário existente sobre o Rio São Francisco, e parte dele, está no documentário “Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico”. O trabalho não parou por ai, hoje já são 105 mil fotos aéreas e 140 horas de filmagens daquela região. O concerto “Música e Natureza em Harmonia” chama a atenção para a maior tragédia anunciada do país, e será marcado por muitas surpresas.

“A tragédia que aconteceu no Vale do Rio Doce foi o maior desastre ambiental que já ocorreu no Brasil, e o pior, o perigo ainda não passou. Todos formaram uma rede de solidariedade e apoio às famílias e regiões afetadas, no entanto, o tempo passou e tudo isso foi se arrefecendo, muitos recursos e medidas anunciadas ficaram pelo meio do caminho. Agora é preciso menos retórica e mais ação. É preciso ouvir o grito silencioso e forte que nasce nas ribeirinhas, e abrir os olhos de que o desenvolvimento não pode ser a qualquer preço”, alerta Galiotto.

EVENTO:
Concerto “Música e Natureza em Harmonia”
Dia: 01 de setembro, às 19 horas,
Local: Terraço Cultural e Fotográfico Nóris Carmem Galiotto
End.: Av. Teixeira e Souza, 1.450, Parque Central – Cabo Frio
Obs.: Favor confirmar presença pelo email ambientalista@egaliotto.com.br
Tels: (22) 2645-1041 – (22) 99232-8970

PROGRAMA:
Prelude Suíte nº 3 (Johann. S. Bach);
Sonata ao Luar (Ludwig V. Beethoven);
Vocales (André Previn);
Élégie (Jules Massenet);
Morgen (Richard Strauss);
Song for Cello e Voice and Piano (Jake Heggie)

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *