DestaqueEconomiaPlantão

Cursos de beneficiamento de pescado alcançam 35 pessoas

Cerca de 35 pessoas participaram, este mês, de cursos de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado na região das Baixadas Litorâneas. Ministradas pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), as capacitações aconteceram em Cabo Frio e Arraial do Cabo na primeira e na segunda semana de agosto, respectivamente. O objetivo é ensinar diferentes maneiras de preparar o pescado, reduzindo o desperdício.

 

Em Cabo Frio, a ação foi promovida pela Repsol Sinopec Brasil, por meio da Plataforma Educativa, em parceria com a Fiperj e a Prefeitura Municipal, e contou com 20 pessoas. Em Arraial do Cabo, foi promovida pela Fundação através da parceria com a Cooperativa Salga, Sol e Arte da Prainha, a Prefeitura Municipal e a Repsol, e teve a participação de 15 pessoas.

 

A chefe do Escritório Regional Baixadas Litorâneas (com sede em Cabo Frio), Leticia Hitomi, e o extensionista da unidade Pedro Vianna ministraram os cursos. Durante dois dias, os alunos receberam orientações sobre higiene e boas práticas na manipulação e conservação do pescado, e conheceram alternativas para a diversificação do preparo, reduzindo desperdícios. Eles aprenderam a fabricar artesanalmente produtos mais elaborados à base de peixe, como quibe, almôndega, fishburguer, nugget, patê, entre outros, agregando valor comercial ao pescado.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *