CidadesDestaquePlantãoRegião dos Lagos

Cidades da Região dos Lagos são atrativos para turistas da Rio 2016

Desde segunda-feira, 25, a Serra e o Mar estão mais próximos no estado do Rio. O Sebrae/RJ lançou oficialmente, em cerimônia no Museu de Arte do Rio (MAR), O Roteiro Serra Mar, promovendo um turismo integrado entre a cidade do Rio e os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Niterói. A expectativa é de que os turistas que estão chegando para as Olimpíadas já aproveitem as paisagens, a gastronomia e a hospitalidade dos destinos.

 

A secretária municipal de turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, que esteve presente ao evento, está na expectativa de que a iniciativa já resulte em um aumento o fluxo de turistas na região a partir dos próximos dias. “Este projeto fortalece o setor e oferece diversidade ao turista. Já estamos vendendo o roteiro e esperamos que tanto o carioca quanto o turista nacional e internacional que estejam no Rio venham conhecer as belezas da nossa região”, disse ela.

 

Para informar os turistas da programação, o novo roteiro estará disponível em todos os quiosques da Riotur, no Media Center, na Casa Rio e na Casa Brasil, além de hotéis e agências de viagem. O projeto também conta com um site onde o próprio turista pode montar o seu roteiro.

 

Ana Claudia Vieira, coordenadora regional do Sebrae na Região dos Lagos, ressalta que a iniciativa traz benefícios para os turistas e para o setor empresarial: “O Serra Mar proporciona ao turista e as operadoras a construção de um roteiro com o que  temos de melhor no litoral e na serra. É uma rota que está sendo explorada beneficiando toda a cadeira do setor de turismo. Acredito que teremos grandes resultados para os empresários do setor”, disse ela.

 

Marco Simas, secretário de turismo de Arraial do Cabo, acredita o roteiro se consolide em pouco tempo. “A região se completa. O turista consegue fazer todo o roteiro em pouco tempo. É o melhor do Rio”, diz ele.

 

O Diretor de Desenvolvimento do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, explicou que mais de 400 micro e pequenas empresas da cadeia turística estão cadastradas no programa e recebem orientação da instituição. Em sua avaliação, o Rio tem potencial para ser a âncora do turismo no país e são iniciativas como essa que ajudarão a consolidar este cenário. “ Só Veneza recebe 30 milhões de turistas. O Rio recebe 2 milhões, no pico, no Carnaval. Queremos mudar isso e esse roteiro mostra a riqueza do nosso estado”, completou.

Vale ressaltar que Cabo Frio e Buzios acabaram de receber a nota máxima no “Mapa do Turismo Brasileiro”, uma avaliação do Ministério do Turismo divulgada dia 12 de Julho, por terem boa estrutura turística e atrair muitos visitantes., O identificou 2.075 cidades com interesse turístico no país. Apenas 51 delas receberam nota máxima.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *