CidadesMacaé

Novo conjunto semafórico entra em operação na Linha Azul

Um novo conjunto semafórico entrou em operação na Avenida Lacerda Agostinho, mais conhecida como Linha Azul. Os equipamentos foram colocados na altura do prédio do SENAI, no Novo Botafogo. A instalação foi finalizada, dando início à operação em fase de adaptação (alerta piscante), até que a sinalização necessária termine de ser instalada, permitindo o começo do funcionamento efetivo. O dispositivo visa disciplinar o trânsito local e oferecer mais segurança aos condutores e pedestres que transitam pela região, em especial aos estudantes que circulam por este trecho, que é bastante movimentado.

Os equipamentos possuem botoeiras instaladas nas colunas. Desta forma, os semáforos vão funcionar por demanda, ou seja, a partir do momento em que o pedestre solicitar apertando o botão, a luz vermelha de parada obrigatória será ativada. Além disso, em complemento aos semáforos, também serão pintadas no local as faixas de pedestres e instaladas as demais placas de sinalização necessárias.

Mesmo com os novos dispositivos, é necessária a colaboração dos motoristas em respeitar os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam, é fundamental para evitar acidentes. Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia nos locais sem sinalização. E antes de realizar a travessia, devem ter certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitar o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.

Vale lembrar que na Linha Azul, o conjunto semafórico na altura do condomínio Bosque Azul, já está em funcionamento efetivo. E, além destes, outros semáforos também passarão a funcionar na localidade conhecida como Piracema.

Velocidade

Outra medida para garantir maior segurança viária na região do trevo das Bandeiras foi a instalação de novos radares na Avenida Gastão Henrique Schuller. Os novos equipamentos de fiscalização ficam nas proximidades das faixas para travessia de pedestres instaladas em frente ao prédio da Guarda Municipal, no Novo Botafogo.

No momento, os equipamentos funcionam em caráter de testes até a conclusão da instalação da sinalização indicativa da velocidade regulamentada para o trecho e da sinalização indicando a presença de fiscalização eletrônica. Após a conclusão da sinalização, a previsão é de que o período de testes seja mantido por mais uma semana.

A Avenida Gastão Henrique Schuller é classificada como uma via arterial, ou seja, há um limite de velocidade de 60 km/h. No entanto, após a instalação dos novos pontos de fiscalização, a velocidade no trecho será reduzida para 50 km/h.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *