DestaqueEcologia HumanaPlantão

Vale e ICMBio lançam projeto inédito para mapear DNA da biodiversidade brasileira

O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da  Biodiversidade (ICMBio) firmaram parceria para lançar o DNA Ambiental, projeto inédito de mapeamento genético e genômico de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, exóticas ou que tenham potencial para gerar renda para agricultores envolvidos com projetos de bioeconomia, especialmente na Amazônia. O anúncio foi feito na Conferência da ONU sobre Biodiversidade, a COP 15, que ocorre até o dia 19, em Montreal, no Canadá.

Com investimentos de R$ 111 milhões nos próximos cinco anos, o DNA Ambiental realizará suas pesquisas em Unidades de Conservação Federais sob responsabilidade do ICMBio em todo o país. Espécies que já vêm tendo o seu genoma sequenciado pelo ITV-DS, como o gavião real (Harpia) e a onça-pintada, vão integrar o projeto. O Instituto é referência em estudos de análises moleculares da biodiversidade. Em cinco anos, produziu 12 mil marcadores genéticos da fauna e flora da Amazônia.

Segundo dados do plano de trabalho divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, não existia ainda no Brasil um consórcio nacional de sequenciamento genômico e uma rede para integrar o conhecimento já existente sobre códigos de barras genéticos da biodiversidade nacional em ações de monitoramento e diagnóstico da conservação de espécies com base em DNA ambiental.

A parceria entre os dois institutos possibilitará a utilização de técnicas para estudos moleculares envolvendo análises genéticas ou genômicas, que vão gerar informações importantes para o monitoramento da qualidade ambiental. O refinamento dos dados disponíveis contribuirá para a conservação das espécies e o aumento da produtividade em projetos de bioeconomia.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *