DestaquePetróleoPlantão

Perfuração de poços destinados ao processo de produção de petróleo cresceu 33% em 2023

De 2022 para 2023 o número de novos poços destinados ao processo de produção de petróleo e gás no país subiu 33%, passando de 54 novos poços no ano anterior para 72 em 2023. Já a produção média passou de 3,02 MM bpd (milhões de barris dia) em 2022 para 3,40 MM bpd no ano passado, crescimento de 13%. Os dados integram o levantamento “Números do Petróleo 2024 – Visão Rio”, consolidado do Anuário do Petróleo 2023 – publicação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O documento confirma o potencial do estado do Rio de Janeiro na produção de petróleo e gás no país. A revitalização dos campos maduros da Bacia de Campos, com a expansão da atividade e diversidade de produtores, começa a mostrar mais resultados. Em 2023, houve aumento de 17% nos volumes produzidos, alcançando média anual próxima dos 800 mil barris/dia. Destes volumes, 80% da produção foi em águas fluminenses, que contou com a entrada em operação de duas novas plataformas no campo de Marlim: FPSO Ana Nery e FPSO Anita Garibaldi.

Também a Bacia de Santos, principal região petrolífera do país, aumentou em 12% a produção de óleo no passado, alcançando a média de 2,5 milhões de barris/dia. Nesta região, o estado fluminense responde por 90% do que é extraído. Com isso, em 2023, o Rio de Janeiro aumentou sua representatividade na produção nacional, alcançando 86% do volume total, com 2,9 milhões de barris/dia, dos quais 2,3 milhões barris/dia foram oriundos de campos no pré-sal.

O levantamento também destaca a necessidade de maior atenção quanto à reposição de reservas, dado que a atividade de perfuração de poços exploratórios segue em queda. Mesmo com o Rio reforçando seu potencial ao representar 75% dos poços de exploração perfurados em 2023, frente à 63% em 2022, os poços de exploração perfurados no país caíram de 11 para apenas oito.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *