PUBLICIDADE

Macaé: cidade de médio/grande porte mais segura do estado

Em comparação a março de 2023 a 2024 conseguimos apresentar uma redução de 90%, nos casos de letalidade violenta

Coletiva de Imprensa da Segurança Pública, auditório do CIAS. Macaé/RJ.

Os resultados na área de Segurança Pública do município deste trimestre de 2024 em relação à evolução desde 2022 foram apresentados no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS). Atualmente, Macaé é considerada a cidade de médio/grande porte mais segura do estado. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou que ficou muito satisfeito com os números positivos apresentados pelos órgãos de Segurança Pública do município.

“Estamos vivendo números de redução de criminalidade históricos, em mais de 20 anos que esses índices são medidos. Conseguimos zerar o roubo de cargas, reduzir o número de homicídios, aumentar as prisões em flagrante e apreensões de entorpecentes. A área da segurança sempre foi uma preocupação do nosso governo”, pontuou.

Welberth destacou também as ações integradas entre Polícias Civil, Militar, Federal e a Guarda Municipal e ainda os investimentos na área de Segurança Pública, realizados nos últimos três anos.

“Esses investimentos estão apresentando bons resultados, como por exemplo, a parceria com a Polícia Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a vinda do Batalhão de Ação com Cães (BAC) e ainda estamos planejando outras iniciativas como a vinda do Grupamento Aeromóvel (GAM), a Delegacia de Homicídios (DH) e ainda um Centro de Monitoramento com reconhecimento facial”, informou.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, apresentou um relatório para a imprensa, destacando que a Guarda Municipal de Macaé tem desempenhado um papel de apoio à Segurança Pública, fundamental nesses últimos meses. Ele informou ainda que em 2022 os índices na segurança pública não eram tão favoráveis. Macaé foi considerada a 36ª cidade mais violenta no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, atingiu a 4ª colocação.

Alan apresentou os índices de 2022 e 2023 e ressaltou que houve uma redução nos principais delitos, como letalidade violenta, morte por intervenção por agente, homicídio doloso, roubos de carga, veículos e de rua.

“Em comparação a março de 2023 a 2024 conseguimos apresentar uma redução de 90%, nos casos de letalidade violenta; 92%, roubo de veículo; 100%, de roubo de carga e 76%, roubo de rua”, informou.

O secretário apresentou também os índices durante a realização das festas no município, como Natal Magia, Réveillon e Carnaval da Alegria, onde não foi registrada nenhuma ocorrência.

Ele destacou também os investimentos realizados durante esse período como a nova sede da Patrulha Maria da Penha, novas viaturas e fardas para o efetivo da Guarda Municipal.

Integração na Segurança Pública

O delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Pedro Emílio Braga, atribuiu aos resultados positivos no primeiro trimestre do ano de 2024, a ações integradas das forças de segurança no município.  Na Polícia Civil tivemos a 2º maior produtividade na área de investigação, com bons índices em cumprimentos de mandados de prisão e prisões em flagrante”, disse.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Amorim Arêdes, ressaltou a importância de se trabalhar com a municipalidade para garantir e trazer segurança para a população.“A nossa área de abrangência são seis municípios e em Macaé podemos destacar que a integração com a Prefeitura, principalmente com as Secretarias de Cultura, Turismo e Ordem Pública, foram fundamentais para que pudéssemos, organizar e planejar melhor as ações durante as festas de final de ano e Carnaval e, esse planejamento contribuiu para a redução dos índices de criminalidade”, disse.

Acesse o relatório anexo com os dados consolidados de Segurança Pública de Macaé na íntegra.

VEJA TAMBÉM