PUBLICIDADE

Acidentes escolares com crianças: Câmara cobra cumprimento da legislação

Cesinha pediu um minuto de silêncio por menina falecida em Rio das ostras

Um requerimento, cobrando cumprimento da lei municipal que obriga o treinamento em primeiros-socorros para funcionários de escolas, foi destaque na Câmara de Macaé. A proposição foi do presidente Cesinha (Solidariedade). Ele mencionou caso recente em Rio das Ostras, onde uma menina faleceu engasgada com o caroço de uma fruta.

Segundo o presidente, implementar essa legislação poderá evitar casos semelhantes em Macaé. Reginaldo do Hospital (Podemos), que é profissional de saúde, lembra que certa vez salvou a vida de uma criança na mesma situação. “O engasgamento é uma das maiores causas de mortalidade infantil, e nem o Ministério da Saúde está atento a isso”.

Amaro Luiz (PRTB) afirmou ser favorável a designar um profissional da área para cada unidade, em vez de capacitar o pessoal das escolas. Edson Chiquini (PSD) lembrou que há lei estadual, e Guto Garcia mencionou outra federal sobre o assunto. Luiz Matos (Republicanos) também participou do debate: “Se existe a lei em nosso município, por que ainda não foi implementada?”.

Minuto de silêncio

Cesinha afirmou que o treinamento pode ser dado gratuitamente pela Cruz Vermelha. George Jardim (PSDB) teve aprovada, em 2017, uma proposta sobre o tema, mas a gestão anterior vetou. “Minha preocupação eram as escolas da Região Serrana, afastadas de unidades de saúde”.

Rond Macaé, que apresentou com George a lei em vigor na atual gestão municipal, lembrou que ela abrange escolas públicas e privadas. A pedido do presidente, a sessão encerrou-se com um minuto de silêncio pela morte da menina, e em solidariedade à família, que reside em Macaé.

Enel volta ao Grande Expediente

Foi aprovado ainda, entre outras proposições de Cesinha, requerimento para convite de representante da Enel em Macaé, para esclarecimento acerca de problemas com os serviços, no Grande Expediente de 12 de março. Será a terceira vez, em menos de três anos, que funcionários da concessionária comparecem à Casa com o mesmo objetivo, sendo a primeira em 2022 e a seguinte em 2023.

VEJA TAMBÉM