PUBLICIDADE

Estado investe R$ 400 milhões na criação de 24 distritos empresariais

Recurso atenderá reforma de dez já existentes

O governo do estado do Rio de Janeiro destinou R$ 400 milhões criação de 24 distritos empresariais e reforma de outros dez. O anúncio foi feito ano passado e em janeiro, Casimiro de Abreu entregou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o projeto executivo, as cartas de intenção e os documentos da área de implantação.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços explicou que é preciso se adequar a contrapartidas e a cidade encontra-se pronta para receber o aporte financeiro. “À medida que cada cidade atende aos pré-requisitos e todas as questões administrativas, o governo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, concede a autorização para o início do projeto básico da respectiva área. Este projeto, posteriormente, se torna um projeto executivo, para que o Estado possa licitar a obra de infraestrutura do distrito empresarial”, apontou Farah. A previsão é que até 2026 todos os distritos empresariais estejam implementados.

 

Segundo o secretário Vinícius Farah, criar um distrito empresarial é uma estratégia, onde são diversas vantagens que corroboram para o progresso econômico de determinada região com a geração de milhares de empregos. “Reconhecemos que, além da localização favorável, da mão de obra qualificada e dos benefícios fiscais, como a recente aprovação da redução da alíquota de ICMS de 19% para 3%, é imprescindível que as cidades disponham de áreas adequadas para a recepção de novas empresas”.

 

As 24 cidades que terão distritos empresariais são: Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Petrópolis, Tanguá, Valença, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Areal, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Macaé, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Pinheiral, Teresópolis, Três Rios, Volta Redonda, Cordeiro, Macuco, São Pedro da Aldeia, Resende, Carapebus e Itaboraí.

A escolha desses 24 municípios foi estratégica, com base nas vocações econômicas, com potencial de desenvolvimento econômico. O Governo do Estado que assumirá a infraestrutura básica dos distritos. As prefeituras precisam atender a dois pré-requisitos: serem detentoras da propriedade do terreno escolhido e apresentarem cinco cartas-consulta, de empresas manifestando o interesse em se estabelecerem no respectivo município. Casimiro de Abreu apresentou 18, que serão empresas a se fixar no município representando a abertura de centenas de oportunidade de trabalho para a população.

VEJA TAMBÉM