CidadesDestaqueEcologia HumanaRio das Ostras

Cabo Frio empossa novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Dando continuidade a programação da Semana da Consciência Negra, a Prefeitura de Cabo Frio deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Executivo e contou com a presença de autoridades e demais participantes. A mesa foi composta pelo coordenador geral de Promoção da Igualdade Racial, Manoel Justino, o secretário de governo, Roberto Jesus e o ex-deputado estadual e integrante do Instituto de Pesquisa da Cultura Negra, Marcelo Dias.

Em virtude de alterações de representantes das secretarias municipais, os conselheiros governamentais precisaram ser reempossados. Além das cadeiras do Executivo municipal, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial conta, em sua estrutura, conta com vagas para titular e suplente em segmentos como as comunidades tradicionais (quilombola, indígena, judaica, pesqueira e cigana), além do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) e personalidades reconhecidas no âmbito das relações raciais.

“Esse momento, dentro da Semana da Consciência Negra, de Cabo Frio tem extrema importância para nosso município. Om esse ato de posse, essencial para o Conselho, passamos a ter papel de decidir, junto ao Governo, as demandas e que envolvam as questões raciais”, disse Manoel Justino, coordenador geral de Promoção da Igualdade Racial e conselheiro titular no órgão.

O Compir cabo-friense tem, ainda, representantes do candomblé, umbanda, capoeiristas, cultura urbana, movimento social negro organizado, movimentos sociais, movimento de mulheres, movimento LGBTI+, juventude negra, movimento rural e segmentos governamentais.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. O Compir tem por finalidade deliberar sobre as políticas que promovam a igualdade racial e combatam a discriminação étnico-racial, reduzindo as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais. Tem ainda como atribuição, o monitoramento e fiscalização das políticas públicas setoriais, em atenção as disposições do Estatuto da Igualdade Racial, instituído pela Lei Federal n° 12.288, de 20 de Julho de 2010.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *