PUBLICIDADE

Semana da Consciência Negra 2023 – Uma Construção Coletiva em Cabo Frio

A programação da Semana da Consciência Negra deste ano em Cabo Frio, está sendo realizada como resultado de […]

A programação da Semana da Consciência Negra deste ano em Cabo Frio, está sendo realizada como resultado de uma construção coletiva dentro de uma visão de Gestão Participativa do Órgão de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Governo. Visando promover atividades que resultem em caminhos para se estabelecer relações entre governo e sociedade civil organizada, e desta forma extrair as demandas para formulação de medidas de políticas públicas de inclusão e superação das desigualdades raciais. É o mote que configura a programação apresentada. A construção da programação leva em conta três pilares em sua concepção;
● A mesa de abertura cujo tema, A Cidade Pela Ótica de Mulheres Negras tem como objetivo a sensibilização do poder público para um olhar que atenda as necessidades da cidadania plena no exercício de todos os seus direitos políticos e sociais e civis, com vista a maior inclusão e acessibilidade para todas as pessoas.
● O Seminário Confluências, Ativismos e Ações Antirracistas se constitui como arcabouço do debate das grandes questões relacionadas a Igualdade Racial, trazendo a “arena” das discussões importantes atores sociais do município permitindo um ambiente de interação de vários setores envolvidos nas temáticas em sua pauta.
● A territorialidade dos remanescentes quilombolas do município ganha um destaque aprofundado no conjunto da programação da Semana da Consciência Negra através de uma ação prática visando o turismo de base comunitária com a definição do viés para implantação do Circuito Turístico e Cultural Quilombola. Contribuem dentro desse contexto as Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente. Esta atividade reúne as instituições e lideranças representativas dos remanescentes de quilombo que são Associações de Remanescentes de Quilombolas: Maria Joaquina, Preto Forro, Maria Romana, Botafogo, Fazenda Espírito Santo e a Comunidade de São Jacinto em fase de estruturação do processo de reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares.

VEJA TAMBÉM