CidadesDestaqueMacaé

Prefeitura de Macaé entrega Novo Centro de Operações com duas mega bombas

A Prefeitura de Macaé entregou a Fase 1 do Centro de Controle de Operações Dr. Télio Barreto – elevatória e drenagem pluvial. No local estão instaladas as duas bombas adquiridas pelo governo municipal que ampliaram a capacidade de vazão das águas das chuvas de 4 mil para 11 mil litros por segundo. O projeto beneficiará moradores dos bairros Riviera Fluminense, Novo Horizonte, Jardim Mariana, Campo D´oeste, Praia Campista, Sol e Mar, Visconde de Araújo, Centro e Imbetiba.

Macaé tem o maior programa do estado em investimentos em drenagem. O trabalho que acontece em diferentes frentes foi ressaltado pelo prefeito pelo impacto direto na qualidade de vida da população, principalmente em períodos de chuvas fortes.

“Eu que vivenciei de perto o que é morar onde alaga me sinto muito feliz de poder estar hoje aqui entregando essa obra robusta e revolucionária. Além da compra das duas mega bombas, todo esse centro de operações foi remodelado, seguindo altos padrões de segurança e automação. São sensores e sistemas capazes de acompanhar o nível do rio e acionar automaticamente as bombas, operacionalizando o bombeamento da maior bacia da cidade, que passa por bairros como o Novo Horizonte, Campo D´oeste e Sol e Mar. Isso é garantir que a chuva deixe de ser um pesadelo para milhares de famílias, é fazer com que as pessoas vivam com mais dignidade e tranquilidade”, destacou o prefeito Welberth Rezende.

O prefeito também pontuou que o trabalho de drenagem no município acontece em diferentes frentes e que todas as bacias serão contempladas com intervenções. “Temos outros projetos em andamento e, em 2024, será inaugurada a Fase 2 deste centro, com a instalação de mais duas bombas, colocando um fim aos transtornos causados pelas chuvas”, assinalou Welberth.

O Centro de Operações é uma das 25 entregas que estão sendo realizadas pela Prefeitura na semana comemorativa ao aniversário da cidade, que no dia 29 de julho celebra 210 anos. A unidade é a primeira no Brasil a contar com modelo de tubulação todo em PAD – Polietileno de Alta Densidade, com vida útil mínima de 50 anos. Santiago Borges, secretário de Infraestrutura, falou sobre o marco deste projeto para Macaé.

“Estamos inaugurando um dispositivo muito importante. Além das duas bombas já deixamos tudo pronto para a colocação das outras duas que chegarão. Agradeço ao prefeito pela oportunidade de um servidor como eu, engenheiro há 20 anos, estar vivendo esse novo capítulo da história de Macaé”, concluiu.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *