PUBLICIDADE

Casimiro de Abreu celebra 1 ano da Patrulha Maria da Penha

O secretário Wellington Lima, que também é guarda municipal de carreira, se disse orgulhoso em ver os frutos do trabalho desenvolvido

Aniversário é tempo de comemoração….e na última sexta-feira (02), a Patrulha Maria da Penha encerrou as comemorações de 1 ano de funcionamento em Casimiro de Abreu. Participaram do evento a delegada da 121 DPª Dra. Carla Tavares, a vereadora Fátima Canejo, e o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima, além de outros representantes da rede de proteção às mulheres.

O prefeito Ramon Gidalte, em meio a outros compromissos, deixou uma mensagem de gratidão aos Patrulheiros e ressaltou o comprometimento do poder público com as mulheres, lembrando que sete das Secretarias Municipais são chefiadas por elas.

O momento foi de festa, mas também de informação. Em 1 ano foram 2421 atendimentos a 303 mulheres que quebraram o silêncio e decidiram denunciar. Uma breve estatística foi apresentada, onde se constata que Casimiro de Abreu (sede) tem 44,2% de atendimentos, contra 41,4% de Barra de São João. A faixa etária de maior incidência é de 34 a 41 anos; com grau de escolaridade de ensino médio; a maioria das mulheres possui casa própria e mora com os filhos.

“A Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu está de parabéns pelo trabalho de excelência que é desenvolvido aqui. Parabenizo também o governo pelo apoio à causa e ressalto a importância de criar uma legislação para que os serviços de proteção à mulher sejam permanentes”, destacou a Dra. Carla Tavares, lembrando também que o município está prestes a receber o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher – Niam, que funcionará anexo ao prédio da 121ª Delegacia de Polícia.

Dentre as 303 mulheres atendidas, duas estiveram presentes e falaram um pouco do processo de libertação do ciclo vicioso da violência doméstica e da gratidão aos Patrulheiros que foram fundamentais nesse processo. Tatiane Oliveira e Priscilla Freitas emocionaram os presentes com suas histórias de superação.

“A Patrulha Maria da Penha me encorajou a me libertar e a buscar uma vida melhor. Agora, tenho certeza que vou alcançar todos os meus objetivos”, disse Tatiane Oliveira.

O secretário Wellington Lima, que também é guarda municipal de carreira, se disse orgulhoso em ver os frutos do trabalho desenvolvido. “Sabemos que temos muito a avançar, mas ouvindo esses relatos fico orgulhoso do trabalho dos nossos Patrulheiros, que são guardas municipais. Um dos lemas da Secretaria de Segurança é prestar um serviços de excelência à população e nossos Patrulheiros estão de parabéns nesse quesito”, disse.

Quanto à necessidade da legislação que garanta os serviços da Patrulha Maria da Penha, cobrados pela Dra. Carla e também pela vereadora Fátima, o secretário informou que a minuta da reestruturação da Secretaria está pronta, o que vai garantir a existência da coordenadoria de forma permanente.

As comemorações ao aniversário da Patrulha Maria da Penha e do Centro de Atendimento à Mulher começaram na segunda-feira, (29) ; seguiram na quarta-feira, (31), terminando com este evento.

VEJA TAMBÉM