CâmaraCidadesDestaqueMacaéPlantão

Legislativo cobra medidas para impedir o descarte irregular de esgoto

Um requerimento da vereadora Iza Vicente (Rede), aprovado na sessão desta terça-feira (14), gerou novo debate sobre a despoluição das águas, na Câmara Municipal de Macaé. Ela solicitou às secretarias de Ambiente e de Serviços Públicos relatórios das fiscalizações contra despejos irregulares de esgoto na Lagoa de Imboassica, assim como o plano para resolver a situação.

Alvo de constantes reclamações da população, o descarte irregular de esgoto na Lagoa pôde ser visto novamente na ocasião da última abertura do seu canal extravasor. A denúncia foi feita por Iza que também pontuou o problema causado pela pesca irregular no local, suspeita de desequilibrar o ecossistema e aumentar a infestação por mosquitos.

“Recebemos um relatório informando que os peixes encontrados na Lagoa não são próprios para o consumo humano. Foi colocada uma placa a pedido dos moradores, mas isso não acabou com o problema”, lamentou a parlamentar.

A vereadora ainda questionou a balneabilidade da Lagoa, que ameaça a segurança dos banhistas. “Isso representa um sério risco à saúde dos cidadãos. Se a água estiver contaminada, é preciso colocar uma placa e informar a população”, advertiu a vereadora.


Demais parlamentares apoiam a causa

Amaro Luiz (PRTB) lembrou a destruição do Rio Macaé pelo progresso, crescimento da cidade e poluição. “Na minha juventude, eu tomava banho no Rio Macaé. Hoje é impossível, tamanha a poluição. A Lagoa vive o mesmo processo. Se não fizermos nada, terá o mesmo destino”.

O presidente Cesinha (Solidariedade) informou que a BRK Ambiental se comprometeu em resolver a questão do saneamento nos bairros São Marcos, Imboassica e final dos Cavaleiros para acabar com a contaminação da Lagoa. “Está sendo preparada pelo Executivo uma lei para obrigar os moradores a ligarem o esgoto das suas residências à rede da BRK” – nos moldes do que estabelece o Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020). De acordo com Cesinha, a estimativa é de que 50% dos moradores do entorno da Lagoa ainda não tenham feito isso.

Ainda foram mencionados despejos irregulares de esgoto na prai

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *