PUBLICIDADE

Dados apontam queda no índice de criminalidade em Macaé

Os números foram conquistados pelas polícias militar e civil e também a parceira com a prefeitura, por meio do GAOp e a Mobilidade Urbana.

- Atualizado em
8.549 armas obsoletas e sem condições de uso na atividade policial são destruídas como parte das ações estruturantes conduzidas pelo Gabinete de Intervenção Federal, no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armas do Exército, na Vila Militar, zona oeste da cidade.

O índice de criminalidade foi reduzido em Macaé, segundos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e arquivos do 32º Batalhão da PM. A queda em casos de homicídio doloso foi de 44% na comparação de janeiro a junho de 2018 com o mesmo período deste ano; o roubo de veículo registrou redução de 44% na mesma época e o roubo a transeunte, 11%.

Na comparação de junho de 2018 com junho de 2019, os dados parciais apontam que o roubo de rua caiu pela metade e atingiu o menor número de casos registrados desde dezembro de 2017. O roubo de veículos teve queda também de 50% e a letalidade violenta diminuiu em 60%. Os dados consolidados serão divulgados até o dia 15.

“Os números foram conquistados pelas polícias militar e civil e também a parceira com a prefeitura, por meio do GAOp e a Mobilidade Urbana”, destacou o comandante do 32° BPM, o tenente coronel André Henrique de Oliveira Silva, ressaltando que o resultado da diminuição da mancha criminal ocorreu em âmbito regional e devido ao trabalho da Área Integrada de Segurança Pública, composta pelo 32° BPM e as delegacias que abrangem a área do batalhão: 121ª, 122ª, 123ª, 128ª e 130ª. “As motos da Mobilidade Urbana e o GAOp propiciaram a ampliação da atuação na mancha criminal em Macaé”, reiterou.

O trabalho integrado entre as forças de segurança é destacado pelo secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira. “A atuação integrada é importante, pois orienta o trabalho do poder público em diferentes frentes, seja ele na esfera municipal ou estadual. Ganha a população, ganha o município como um todo”, afirmou.

“Diariamente, temos equipes do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) distribuídas em pontos estratégicos do município sabendo as ocorrências com maior índice naquela localidade, isso facilita o trabalho do agente ao identificar os delitos e coibir ações de criminalidade. Serviço de inteligência que contribui para a eficiência do trabalho”, ressalta Vitor Hugo, subcoordenador da Guarda Municipal.

VEJA TAMBÉM