PUBLICIDADE

Saquarema adere ao programa Cidades Empreendedoras

A Prefeitura de Saquarema deu mais um grande passo para fomentar o empreendedorismo na cidade. Nesta quarta-feira, dia 20, a […]

A Prefeitura de Saquarema deu mais um grande passo para fomentar o empreendedorismo na cidade. Nesta quarta-feira, dia 20, a Prefeita Manoela Peres assinou o Termo de Adesão ao Programa ‘Cidades Empreendedoras’. A cerimônia foi realizada no Gabinete na Prefeita e contou com a participação de membros do SEBRAE/RJ, secretários de governo e técnicos do Município.

Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio de um game entre os municípios envolvidos, o Programa ‘Cidades Empreendedoras’ atua em seis eixos: compras governamentais; implantação da Sala do Empreendedor; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios. Saquarema participa junto com outras 10 cidades fluminenses do 2º ciclo do Programa – 2018/2019.

O objetivo do Programa é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A partir da assinatura do Termo de Adesão, será montado um Comitê Gestor em Saquarema composto por secretários municipais de Governo, Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde, Meio Ambiente, Educação e Procuradoria, além de agentes de desenvolvimento, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ. O Comitê se reunirá mensalmente para deliberar e aprovar as ações a serem implementadas na cidade.

A primeira reunião do Comitê Gestor será no dia 29 de junho, quando os participantes preencherão um diagnóstico refletindo a situação atual do município, a partir do qual várias questões serão trabalhadas com apoio de consultores especialistas. “Dou a certeza que nós estamos realmente empenhados nesse programa. Vamos continuar trabalhando para que Saquarema seja uma cidade atrativa para todos os empreendedores”, garantiu a prefeita Manoela Peres.

O comprometimento dos secretários e técnicos da Prefeitura será fundamental para o sucesso do programa, como destacou a coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Vieira. Segundo ela, as ações do ‘Cidades Empreendedoras’ contribuirão para alavancar as micro e pequenas empresas de Saquarema. “Há diversas frentes de atuação do programa no sentido de desburocratizar os processos internos nas prefeituras e aumentar as compras com fornecedores locais, melhorando o ambiente de negócios e a geração de renda e a qualidade de vida na cidade”.