PUBLICIDADE

“Horta nas Escolas” incentiva a educação ambiental em Barra de São João

A atividade faz parte do projeto Horta nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca

Alunos da Escola Municipal Pastor Abel de Souza Lyrio, em Barra de São João, tiveram uma manhã animada nesta terça-feira, dia 19. Sob a orientação de técnicos da Prefeitura de Casimiro de Abreu, eles tiveram uma vivência na horta orgânica cultivada na escola e plantaram mudas de árvores nativas no pátio.

Alface, couve, rúcula, salsa, cebolinha, espinafre e beterraba são alguns dos produtos que estão sendo cultivados no local. Além de conhecer os benefícios dos legumes e verduras, os alunos aprenderam na prática o cultivo de alimentos orgânicos, sem o uso do agrotóxico que provoca vários males à saúde e ao meio ambiente.

Entenderam o processo da compostagem e observaram que os restos das verduras e legumes consumidos na cozinha da escola agora vão para o lugar certo, são misturados à terra para servirem de adubo. Eles também colocaram a mão na terra. Ajudaram no plantio das hortaliças, na manutenção do espaço e no cercamento dos canteiros com as garrafas pet trazidas pelos próprios alunos durante as aulas.

A atividade faz parte do projeto Horta nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. Além de estimular uma alimentação mais saudável entre os alunos, busca trabalhar questões ambientais, como a importância dos animais para a natureza, o cultivo de alimentos orgânicos, compostagem, a reciclagem dos resíduos sólidos, entre outros. Em Barra de São João, mais duas unidades escolares possuem horta, o Ciep 406 Ludevis Teixeira Bastos e a creche do Palmital.

Para proporcionar um ambiente mais fresco e agradável, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também auxiliaram os alunos no plantio de mudas nativas no pátio da escola. Além de transformar e sombrear o espaço, a ação estimula os estudantes a cuidarem do meio onde vivem.