PUBLICIDADE

A tecnologia revolucionando a Educação

No início dos anos 60, a ideia de ter um computador pessoal a um preço acessível não passava de ficção científica

- Atualizado em

O mundo atual está passando por inúmeras transformações, cada vez mais aceleradas em torno de diversos campos da sociedade. Com isto, o homem está sempre em busca de adaptações, mudanças e novos conhecimentos ao saber.

Visto que o uso da tecnologia educacional aproxima o acesso a informações e conhecimento através de formas mais rápidas e habituais, as instituições de ensino tendem trazer cada vez mais os recursos tecnológicos em pretensão de um melhor desempenho dos alunos em sala presencial e virtual.

A Adoro Robótica, que desde 2001 atua no desenvolvimento e expansão da cultura Maker, desenvolve, de forma pioneira no Rio de Janeiro, cursos de robótica infantil e também cursos para educadores: a Educação Maker.

Pai e filho juntos, buscando através da educação, mudar os rumos tecnológicos do pais.

No início dos anos 60, a ideia de ter um computador pessoal a um preço acessível não passava de ficção científica. Não é de espantar, portanto, que as pessoas tenham rido quando, naquela época, o matemático americano Seymour Papert, influenciado pelas ideias de Piaget, sugeriu que os computadores fossem utilizados como ferramenta para potencializar a aprendizagem e a criatividade das crianças. Foi assim que, na década de 80, Papert criou a tartaruga de solo, um robô programado pela linguagem logo – também criada por ele de forma acessível a crianças –, que por meio do uso do computador pelos alunos era capaz de desenhar diferentes figuras geométricas.

Essa visão tem influenciado diversas escolas no Brasil e incentivado a adoção de metodologias e disciplinas que trabalham esse processo de aprendizado, como é o caso da robótica, ora tratada como meio de ensino, ora como um objeto de aprendizagem. A Adoro Robótica consolidou esse propósito com a prestação de serviços terceirizados na área da robótica educacional, atendendo escolas conceituadas no Rio de Janeiro como TTH Bar-Ilan, Maple Bear e o Colégio QI, além do Instituto Dominus em Búzios.

Recentemente a equipe do Adoro Robótica participou do Arduino Day 2018, evento internacional e anual que acontece simultaneamente em diversas cidades e é considerada a maior Feira Colaborativa de robótica do mundo, onde apresentou o “RoboLat”, nome dado ao robozinho criado por eles e que tem a finalidade de propiciar aos alunos uma experiência que estimule seus saberes desenvolva sua criatividade, raciocínio lógico, participação e acima de tudo sua confiança, assimilando melhor os conteúdos, que em sala de aula parecem ser abstratos e conceituais.

“O educando brincando desenvolve noções de lateralidade e direcional idade, além de trazer a memória conceitos matemáticos inseridos no jogo como Plano cartesiano, função e simetria de forma dinâmica e lúdica”, afirma Charles Steves Jr, coordenador da Adoro Robótica.

Entre as novidades oferecidas há um clube onde os alunos poderão ter total liberdade para criação e desenvolvimento de projetos e aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento, como a mecânica, eletrônica, programação, criação, modelagem, impressão 3D, entre outros.

O curso é aberto para maiores de seis anos que tenham interesse em saber mais sobre a area, e tenha muita criatividade para soltar a imaginação. Cada aluno tem direito a construção de dois projetos mensais, três horas semanais – que podem ser utilizadas em dias diferenciados, e se necessário o aluno pode combinar mais horas com valor a combinar com a coordenação. Também está incluso o uso da impressora 3D para o projeto, uso da cortadora a laser e de todas as ferramentas básicas.

Para os interessados o contato é bem fácil: através dos telefones (21) 2554-8664 ou (21) 96709-1986 (WhatsApp). A sede fica na Praia de Botafogo, número 210 Sala 304 – Rio de Janeiro