PUBLICIDADE

Cuidados com a conjuntivite

A doença não é transmitida pelo ar

Atendimento a pacientes com conjuntivite no hospital Irmãs do Horto, no HPM. Macaé - Data 08/03/2018. Rio de Janeiro/Brasil

Segundo recomendações de oftalmologistas, o cuidado principal é não coçar os olhos e evitar uso de medicação sem prescrição médica. Além disso, a orientação é não compartilhar toalhas de rosto, lençóis ou objetos de maquiagem.

O principal sintoma da conjuntivite viral é o aumento da secreção dos olhos, que pode ser de cor branca ou amarelada; vermelhidão; coceira e dor na vista, além de coceira e fotofobia, inchaço nas pálpebras, visão embaçada e secreção nasal. Não existem vacinas contra essa infecção.

O período de transmissão é de até sete dias. Por isso, é necessário que o paciente evite contato com outras pessoas para não propagar a doença. Normalmente, o tempo de incubação do vírus no organismo leva de um a quatro dias, período em que a pessoa já está passível de transmissão, mas sem sintoma. Após a incubação, os primeiros sintomas começam a aparecer e permanecem por até 15 dias.

As pessoas com sintomas da doença devem se resguardar dentro de casa no período de transmissão, com o objetivo de reduzir as chances de proliferação dos casos. A doença não é transmitida pelo ar e pode estar presente em qualquer parte do corpo da pessoa infectada, como rosto ou mãos.

A conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva (parte branca do olho) e seu principal agente causador é o adenovírus. A doença é altamente contagiosa, mais frequente no verão.