PUBLICIDADE

As mulheres continuam conquistando seu espaço no mercado de trabalho

De acordo com o gerente da SIT,  Carlos Rocha, a empresa tem trabalhando para reduzir o preconceito

- Atualizado em

A motorista da SIT, Márcia Valeria Cordeiro, casada, mãe é um exemplo dessa mudança no mercado de trabalho. Aquele ditado machista “ mulher no volante, perigo constante, aos poucos esta sendo substituído pelo “ mulher no volante é sucesso constante”. Apesar de ainda ser uma área profissional dominada por homens, o setor rodoviário começa a abrir as portas para as mulheres. Márcia faz parte desta mudança. Sempre com um sorriso no rosto e seus acessórios na cor rosa, ela enfrenta o trânsito pesado das ruas de Macaé, para transportar com segurança e simpatia os passageiros.

_Os passageiros aos poucos vão se acostumando com a minha presença e as crianças, principalmente as meninas, gostam dos acessórios que adicionei no veículo quando estou de trabalho. A capa do volante, no banco da motorista  e até na marcha, uso tudo rosa. Por um lado é bom, mas também exige atenção redobrada, porque se fizer algo errado, todos vão reconhecer. Mas até agora só tenho recebido elogios. Eu trabalho na empresa há seis anos, comecei como trocadora e há dois anos a empresa investiu na minha qualificação como motorista. E há 4 meses estou trabalhando na rua, fazendo o transporte dos passageiros” destacou Márcia.

De acordo com o diretor executivo da SIT,  Carlos Rocha, a empresa tem trabalhando para reduzir o preconceito. “Trabalhamos para qualificar o funcionário e oferecer o melhor ao nosso cliente, que é o passageiro. Hoje, a empresa oferece oportunidade a cerca de 10 mulheres como motorista, e o resultado tem sido positivo. Aqui elas são profissionais e cumprem a mesma jornada de trabalho que é desenvolvida pelo homem. Elas também recebem o respeito dos colegas masculinos. Temos observado que cada dia, mais elas conquistam o mercado de trabalho, comentou o gerente Carlso Rocha.

De acordo com dados do Departamento nacional de Trânsito (Denatran) , em 2014 dos mais de 60 milhões de motoristas no Brasil, quase 20 milhões são do sexo feminino e, 71% dos acidentes provocados pelos homens e 11 % pelas mulheres, sem contar que 70% das multas são  para motorista do sexo masculino.

VEJA TAMBÉM