PUBLICIDADE

Genogym: melhore sua aptidão física em 200%

Uma dieta balanceada e treino adequado tem potencial para auxiliar no seu saldo de saúde

O desempenho esportivo depende de muitas características tais como peso, altura, composição corporal, capacidade cardiorrespiratória, capacidade de utilização de glicogênio e lipídios, bem como tipos de fibras musculares predominantes e aspectos psicológicos. Nesse sentido, a herança genética em conjunto com fatores ambientais podem promover melhor adaptação ou adesão à determinado treinamento físico.
De acordo com Dr. Ricardo Rocha, gestor da Clínica Avantis, em Belém do Pará, “ao realizar o teste GenoGym do Centro de Genomas®, a análise de 4 genes, resultará em determinado percentual de aptidão física, para prática de exercícios de força ou para exercícios de resistência. Com isso, o treino adequado ajuda a potencializar o saldo de saúde do paciente”, explica. O teste é indolor e realizado através de amostra de saliva ou de sangue, apenas com essa coleta, é possível analisar o DNA do paciente ou do aluno e assim saber com qual tipo de exercício seu perfil genético está associado ou é favorecido.
Segundo a Dra. Eliza Reis, diretora da Clínica Avantis, “na musculação, às vezes mesmo com os halteres cada vez mais pesados e a força cada vez maior, o músculo não cresce. E o pior, pode até surgir uma lesão. Da mesma forma, alguns corredores querem aumentar o período da atividade física, mas se dão conta que os resultados não são alcançados. Quando isso acontece, um personal trainer pode ser de grande ajuda, mas um exame genético pode ser ainda mais efetivo para buscar o máximo de cada um em treinos individualizados”, exalta.
Dr. Ricardo explica, que se um praticante de corrida de rua, por exemplo, realizar o teste e verificar que sua aptidão física é favorável para força, não quer dizer que ele terá que parar de correr. “Com a orientação do seu treinador, ele pode dar mais atenção ao treino de força, trazendo benefícios na corrida, deixando-o mais preparado, sobretudo, para as competições com alto impacto, além de diminuir o risco de lesões. E, uma vez que os resultados e o rendimento começam a aparecer, o aluno é estimulado a buscar novas aspirações e superar os próprios limites”, detalha.
Baseado no conceito da Medicina 4P Genômica (Preditiva, Preventiva, Participativa e Personalizada), o exame avalia 11 polimorfismos genéticos, sendo quatro marcadores para aptidão física e sete marcadores para composição corporal. “Isso permite saber as informações presentes no DNA e confere ao indivíduo a possibilidade de se obter êxito no rendimento esportivo ou prática regular de exercícios físicos, bem como a predisposição a ter excesso de peso, acúmulo de gordura abdominal, além de preferências alimentares”, finaliza Dra. Eliza.

VEJA TAMBÉM