PUBLICIDADE

Búzios, um balneário pra casar

Búzios é a capital do casamento no estado

 

 

 

 

 

 

 

 

A cidade conhecida em todo país como destino sol e praia e ponto de encontro de gente do mundo todo se torna a cada dia mais o lugar dos sonhos para casamentos

 

Búzios, que é internacionalmente conhecida por suas belezas naturais e o charme de vila chique, há cerca de 10 anos começou a ver nascer uma procura de mais e mais pessoas querendo casar no balneário. Este movimento se consolidou e hoje a cidade já está sendo considerada a capital do casamento do Rio de Janeiro, e atrai cada vez mais pessoas de outros estados e países.

A paisagem das praias e os hotéis e clubes sofisticados da cidade são os ambientes mais procurados para as cerimônias. A distância pode parecer um empecilho, mas não é. O destino já está consolidado e com isso uma rede, muito organizada de empresas, foi montada  para oferecer os diversos serviços que possibilitem um casamento dos sonhos, como explica a assessora de casamentos, Ester Fernandes:

“A distância não é mais problema devido o avanço da tecnologia, que permite que possamos conversar com os noivos via internet, sendo preciso muitas vezes que nos encontremos apenas uma vez pessoalmente antes da festa. Já realizamos casamentos de noivos vindos da Austrália e funcionou tudo como o planejado.”, conta.

Esse fluxo começou a partir dos casamentos de algumas celebridades que escolheram Búzios como cenário para festejar o dia de sua união, e daí em diante cada vez mais pessoas agendam o chamado “grande dia” no balneário. O primeiro casamento que gerou repercussão na mídia foi em 2007, no Hotel Atlântico Búzios, do apresentador do Sport TV Luiz Carlos Jr, que gerou frisson entre os famosos e projetou a cidade como um destino procurado para casamentos.

É claro que esse fenômeno está trazendo dividendos positivos para a cidade, como explica o presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Thomas Webber:

“Esse é um mercado cada vez mais importante para Búzios. São cerca de 400 casamentos por ano na cidade e movimenta grupos de 20 a mais de 1000 pessoas por festa levando em conta que cada pessoa fica em média dois dias e gasta cerca de  R$ 200,00 dia, teríamos cerca de 43.000 pessoas por ano neste segmento e faturamento de mais de R$ 17.000.000”.

Além das praias a cidade tem pontos históricos, hotéis sofisticados, e até uma bela igreja do século 17, que, com a ajuda das assessorias pode marcar os casamentos no local. Mas Búzios também oferece a opção de ter tudo no mesmo local. Sim, é isso mesmo: ter tudo que você precisa pra se casar em Búzios, desde a igreja ou salão, o local da festa de frente pro mar, passando por salão de beleza e  spa. Tudo isso justamente no Hotel Atlântico Búzios, onde tudo começou há 10 anos.

 

O Hotel aglutinou em um só local, com vista para a estonteante Praia da Armação, um local ideal para casamentos. Inclusive, há uma bela igreja no estilo colonial disponível para os nubentes. Mas a cerimônia pode ser realizada também ao ar livre, de frente para o mar na hora do pôr do sol, ou à noite. E a opção do salão de festas do hotel. “Em 2007 quando tivemos o primeiro casamento no Hotel, vimos ali uma oportunidade de abraçar um filão que nascia, e desde então passamos oferecer um  experiência completa aos noivos e convidados”, completou Luiz Guedes, do Atlântico.

Diferente de outros destinos de casamento Búzios tem todos os fornecedores necessários na própria cidade.

“Talvez a única exceção seja o vestido da noiva, não temos ainda uma estilista local,  mas todo o restante pode se comprar e contratar aqui mesmo. Claro que os noivos podem trazer de fora se quiserem, mas temos o melhor e pra todos os estilos e bolsos aqui em Búzios.”, conta Manuel do Buffet Santo Ofício.

E sobre quem acha que casar em Búzios é caro, Manuel explica um fator interessante:

“O casamento pode ficar mais em conta em Búzios que na cidade de origem dos noivos. Porque o fato de ter de haver um deslocamento faz com que a lista de convidados fique mais genuína, os convidados que vem, são mesmo muito próximos e queridos do casal.”.

Búzios é conhecida por ser uma cidade que tem tranquilidade pra quem quer e badalação pra quem tem disposição.  Bares, restaurantes e ambientes favoráveis  para o chamado pré-wedding, que também podem acontecer nas próprias casas que muitas vezes são alugadas pelos casais. Quem explica sobre esses momentos é a Relações Públicas mais requisitada da cidade, Sylvana Graça:

“É um momento para tirar ou tentar tirar a ansiedade dos noivos que já encaram o casamento no dia seguinte. No pré-wedding eles podem receber os parentes e amigos longe da tensão e dos flashes. Uma recepção para receber os parentes e amigos que sempre vem de longe para prestigiar o casamento.”

Depois de casados a cidade, que é um charme, cheio de lugares românticos, também é ideal para lua de mel. Mas isso é outra história.

VEJA TAMBÉM