PUBLICIDADE

Macaé inaugura Unidade de Castração de Cães e Gatos

Castrar o animal evita propagação de doença e permite o controle de natalidade

- Atualizado em
Inauguração da Unidade municipal de Castração de Cães e gatos do bairro Lagomar.
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde/Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais, inaugurou a Unidade de Castração de Cães e Gatos, no bairro Lagomar. O serviço faz parte das medidas de promoção e prevenção da saúde, pois com a castração também há uma redução na incidência de zoonoses.
O coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, explica que a unidade vai oferecer atendimento aos cadastrados pelo Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos. “Com esta unidade buscamos atender mais um anseio da população, garantindo um atendimento digno e de qualidade para os animais”, pontuou, acrescentando que castração é uma política de saúde e um gesto de amor.
O coordenador do bairro Lagomar, Jurandir Brás, destacou a satisfação da comunidade com a inauguração da Unidade de Castração. “Uma ação como essa não tem preço, temos uma demanda grande e a população abraçou a causa com muito carinho”, disse.
Serviço
O atendimento de castração será prioritário para quem está inscrito em programas sociais e os critérios de participação são para pessoas inscritas no CadÚnico, com renda de até um salário mínimo e que o animal esteja com idade entre seis meses e cinco anos. Hoje, a unidade conta com 45 animais registrados para castração, que foram inscritos durante o processo de cadastro realizado nos bairros Lagomar, Barreto, Engenho da Praia, Jardim Carioca, Piracema e Imboassica. A equipe administrativa da unidade entrará em contato com os proprietários dos animais para agendar o procedimento. Para fazer a cirurgia a documentação deve estar completa e a ordem de convocação segue a numeração da senha de cadastro.
A Unidade é composta de salas de cirurgia, de preparação, de paramentação (material de esterilização – luvas, máscaras, gorros, aventais, óculos protetores e escovação das mãos, entre outros), seis canis pós-operatórios e um auditório aberto para a realização de palestras educativas e informativas. Além da reforma, o espaço ganhou duas mesas cirúrgicas para os procedimentos.
A Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar é o primeiro posto de saúde animal da cidade, com capacidade para atender e castrar até seis animais por dia. Sua meta é, inicialmente, operacionalizar 480 cirurgias de castração ao ano. O serviço de cirurgia terá parceria com profissionais da área e foi preparada para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas à saúde dos animais com participação da sociedade.

VEJA TAMBÉM