PUBLICIDADE

Prefeitura aldeense realiza terceiro encontro de turma do PNAIC

Professores estão satisfeitos com os resultados do curso

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o terceiro encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da reunião cerca de 200 educadores do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre professores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos. Com duração de 4h, os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

 

A pauta do terceiro encontro teve como objetivo compreender a importância da sequência didática como um recurso pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, aprofundando o conhecimento sobre o gênero textual “conto de fadas”.

 

Segundo a supervisora da rede de ensino nas Escolas Municipais Carolta Rocha da Silva, no bairro Ponta do Ambrósio e Jamila Mota da Silva, no bairro São João, Filomena Braga, a formação é uma forma diferente e prazerosa de ver os alunos crescerem. “O aluno em casa não tem tantos recursos como dentro da escola, então é uma forma diferente de aprendizagem e isso é enriquecedor. O momento em que a escola é prazerosa, nós temos o aluno. Com isso evitamos a evasão escolar, o aluno não falta aula, ele vibra com cada momento em que a professora está ali. Eles ficam felizes”, disse.

 

O PNAIC garante a formação continuada dando ênfase ao trabalho dos professores alfabetizadores, tendo como protagonista o aluno. Para que este trabalho seja bem aceito e desejado pelos professores alfabetizadores é necessário à compreensão e parceria de todos os participantes do âmbito escolar, começando pela equipe da Secretaria de Educação, selando o pacto de compromisso e responsabilidade pela alfabetização do município.

 

A professora do 1° ano da Escola Municipalizada Pequiá, no bairro Rua do Fogo, Roberta Carvalho faz o PNAIC há três anos e afirma que a formação vem acrescentando muito na sua prática pedagógica. “A equipe sempre me auxiliou na questão da prática. A presença deles é frequente na escola, onde podemos fazer uma parte bem divertida para as crianças dentro da própria unidade escolar, melhorando a prática docente dentro da sala de aula”, declarou.

VEJA TAMBÉM