PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária e Ambiental faz parceria para uso de carro fumacê em Carapebus

Setor analisa castração da população canina que perambulam nas ruas

Com a existência de um grande número de cães perambulando pelas ruas de Carapebus, o setor da Vigilância Sanitária e Ambiental – PROVISA – da Secretaria de Saúde do município está formando parceria com uma ONG da cidade do Rio de Janeiro para castrar a população canina. Outra ação anunciada é do uso de carro fumacê em todos os bairros dentro de trinta dias.

O anúncio das ações partiu do diretor da PROVISA , José Josias B. Lima. Segundo ele, o setor vem priorizando a parceria com outros municípios para proporcionar melhorias e atendimentos necessários à população. A primeira ação é o acordo – sem ônus – com a prefeitura de Conceição de Macabu que cederá o carro fumacê para a pulverização do inseticida em todos os bairros da cidade começando pela área urbana seguida da praia. Isso deverá acontecer até o final de junho, pois dependerá do cronograma de uso do carro na cidade vizinha.

Em paralelo, o aparelho que se encontra em Carapebus, sucateado por falta de uso há mais de seis anos será levado à Conceição de Macabu para reparo – também sem custo – para que possa ser novamente utilizado. O acordo foi firmado com o Gerente de Vigilância Ambiental de Conceição de Macabu, Carlos Alberto (Kaka). A prefeitura de Carapebus está formalizando uma licitação para a compra de inseticida para o carro fumacê, bem como de pastilhas para o combate a ratos.

Castração em cães

O grande número de cães que perambula pelas ruas da cidade está preocupando as autoridades sanitárias e a medida encontrada é a castração dos animais. Para isso, José Josias esteve em uma ONG do Rio de Janeiro onde firmou parceria para realização da operação. Não há data ainda prevista para essa ação, mas deverá acontecer ainda nesse semestre.

Ainda segundo Josias, esses cães estão sendo monitorados e foi constatado que grande parte da população canina não está abandonada nas ruas. Ele pede , que os proprietários mantenha seus animais presos. Enquanto não é realizado esse trabalho, o coordenador José Josias solicita à população que evite deixar seus animais circulando pelas ruas, bem como não jogar lixo e entulho nos quintais, nas ruas e também não permitir água parada em potes ou vasilhames. Outra solicitação é que atenda aos agentes de saúde que fazem visitações nas residências, ajudando assim no combate aos mosquitos, aos insetos peçonhentos e também em campanhas da PROVISA.

VEJA TAMBÉM