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Comer mal, significa também falar mal

Então os purês, papinha, mingaus e afins devem ser esporádicos depois dos 12 meses

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A consistência dos alimentos é capaz de favorecer, ou prejudicar, o desenvolvimento das estruturas  responsáveis pela fala, além de alterarem o padrão adequado da respiração. Quem explica é afonoaudióloga Nathália Zambotti, da Clínica Zambotti & Duran da capital paulista.

 

Isso acontece já que o neurodesenvolvimento e a capacidade de deglutição e mastigação precisa andar alinhado aos componentes nutricionais adequados para cada idade. “A partir do momento em que a criança já pode se alimentar com grãos e sólidos os pais já devem fazer esta introdução, mesmo que a criança tenha menos de 1 ano”, diz a especialista.

 

Mas, a fonoaudióloga conta é que, na prática clínica, o que mais se percebe é que na tentativa de “facilitar a vida”, as crianças costumam seguir com dieta pastosa por muito tempo e assim os músculos da face e língua, tão importantes para o desenvolvimento da fala, vão se tornando cada vez mais flácidos e muitas vezes favorecendo também um padrão de respiração incorreto e prejudicial para a saúde. “Respirar pela boca não garante a oxigenação necessária para a aprendizagem”, alerta.

 

Se considerarmos que o fonema R vibrante é uma das últimas aquisições no desenvolvimento da fala e deve ser articulado com precisão até o limite de 4 anos de idade, é imprescindível que a língua tenha o tônus e a destreza necessária para esta função o quanto antes. “A falta de mastigação de alimentos consistentes, muitas vezes associada com a permanência de hábitos nocivos como a chupeta e mamadeira são altamente prejudiciais para o desenvolvimento da fala e em alguns casos pode interferir na efetividade da comunicação e em outros pode distorcer os sons e a fala sofre prejuízos estéticos”, diz Nathália.

 

Então os purês, papinha, mingaus e afins devem ser esporádicos depois dos 12 meses. Além disso, mastigar bem frutas, verduras, legumes, carnes, grãos, pães e biscoitos favorecem o desenvolvimento das estruturas de face e a adequada articulação dos sons da fala.

 

Para a especialista, as crianças que comem mal, seja uma criança que come pouco ou muito, aquelas que só aderem a uma consistência ou só a alguns alimentos específicos, também falam mal. “A boca é território de prazer e desprazer, tanto para a alimentação, como para a fala (daí o conceito de oralidade). Por isso a importância dos pais investirem no momento de preparação da comida, cena alimentar, etc”, fala a especialista que ainda deixa algumas dicas:

 

Mais cores no prato

 

Em todas as idades, a alimentação deve ser colorida, com misturas de sabores e temperaturas, como por exemplo, bater sempre os legumes e oferecer na mesma cor. Criar pratos coloridos e com alimentos mais sólidos. Além de despertar a curiosidade, ajuda na manutenção dos músculos da região oral.

 

Deixe pegar e sentir

Permitir que a criança possa manusear a comida sozinha (com supervisão de um adulto), se sujar e tentar comer sozinho faz parte.

 

Não ao liquidificador

Além de não ser recomendado pelos nutricionistas por destruir as fibras alimentares, ao amassar com o garfo a criança percebe quais alimentos estão sendo oferecidos à ela.

 

A participação é fundamental

Quando a idade permitir, deixar que os pequenos participem do preparo dos alimentos ou da organização da mesa (colocar toalha, pratos e talheres).

 

Brincar de comer

Mesmo para os meninos vale a incentiva das panelinhas e comidinhas de mentira, isso ajuda a criança para falar e também para comer melhor.

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