PUBLICIDADE

Ilê Asé Omo Oyá ativa projeto social e atende crianças e adultos

Cursos de teatro, capoeira e arte estão em pleno funcionamento

- Atualizado em
A mestre Claudia Kastrup é a instrutora voluntária da capoeira. (Tânia Garabini)

Com menos de um mês de funcionamento, o projeto social desenvolvido pelo Ilê Asé Omo Oyá, em Unamar – Cabo Frio conta com mais de doze crianças inscritas no curso gratuito de capoeira. O resultado além de satisfatório para a idealizadora do projeto, Cleide Padilha Ramos Fuly está sendo comemorado pelos pais que notaram significativa mudança em seus filhos. “Santa capoeira. As meninas, mal chegam das aulas, tomam banho e vão dormir felizes e cansadas dos exercícios e brincadeiras que fazem durante as aulas. Antes elas ficavam ativas e despertas até altas horas da noite”, explica Hanry da Silva Barreto, mãe de duas alunas.

 

Dando continuidade às atividades, a partir deste sábado (11), na sede do projeto – situado a Rua Paulo Fernandes, 10 em Unamar – a jornalista e teatróloga Susane Cardoso iniciará o curso de teatro para os interessados. Além dessas duas atividades, o projeto social do Ilê Asé Omo Oyá será ampliado com aulas de artesanato como fabricação de sabão caseiro, artesanal, decoração utilizando material reciclado, trabalho com madeira. Essas atividades foram planejadas por Cleide Padilha Ramos Fuly ao notar que no entorno do barracão de candomblé – onde é a zeladora de santo – não há atividades sociais ou mesmo recreativa para crianças e adultos.

 

“Notamos a necessidade de oferecer uma atividade para os moradores de Unamar. Há falta de uma política pública que atenda esse lado social da região. Conversando com os membros do barracão e outros conhecidos, conseguimos voluntários para administrar e ministrar as aulas e em futuro breve, palestras e eventos sobre a cultura afro e o resgate da cidadania e da religião”, detalha Cleide Padilha Ramos Fuly. Dentro do projeto social estão programados cursos de teatro, capoeira, jiu jtsu, maculelê, jongo, samba de raiz, artesanato, artes e reciclagem de material, entre outras atividades.

 

O projeto social está funcionando na sede do barracão Ilê Asé Omó Oyá, com aulas de capoeira nas terças e quintas, de teatro aos sábados. O local ainda conta com biblioteca infantil e de adulto e uma brinquedoteca para os pequenos que acompanham os irmãos “mais velhos” nas aulas. Todas as atividades vem acontecendo graças ao voluntariado e a dedicação pessoal de Cleide Padilha Ramos Fuly, sem qualquer ajuda financeira ou apoio público municipal. Vale lembrar que cursos e atividades são totalmente gratuitos.

VEJA TAMBÉM