PUBLICIDADE

Central de Negócios fortalece pequenas farmácias na Região dos Lagos

Com apoio do Sebrae/RJ, empreendedores locais se uniram para ter competitividade

- Atualizado em

Farmácias de pequeno porte, familiares e tradicionais, encontraram na união a força que faltava para competir num mercado acirrado onde as grandes marcas passaram a ganhar cada vez mais mercado no interior. Na Região dos Lagos, 12 empresários buscaram, com o apoio do Sebrae/RJ, uma nova gestão baseada no associativismo, e fundaram uma central de negócios que lança sua marca no dia 31 de agosto, com a inauguração da primeira loja em Araruama. A rede Drogaria Unilagos começa com 20 lojas – seis delas serão inauguradas na primeira semana de setembro – e estará também nos municípios de Saquarema, Iguaba, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

 

A constituição de uma central de negócios contribui para o fortalecimento das pequenas empresas. Com a redução de custo para aquisição de mercadorias por meio de compras em conjunto, ações conjuntas de marketing e ampliação dos canais de comercialização, os empresários superam as dificuldades e conquistam novos mercados. Entretanto, a constituição da rede vai além e assume uma nova identidade visual, onde todas as empresas participantes passam a ter o mesmo nome, o mesmo layout e o mesmo padrão de preço e atendimento.

 

A ideia de unir as pequenas farmácias em uma central de negócios foi apresentada pelo Sebrae aos empresários da região, mostrando casos que deram certo em todo o Estado. “O aumento da competitividade e do poder de barganha estimulam pequenos negócios a se unirem. O trabalho do Sebrae é pautado no associativismo empresarial, com metodologia que reforça os conceitos sobre a estruturação e a organização da rede, capacitando os empresários para que eles tenham autonomia para tomar decisões em grupo, compartilhando a gestão e os processos de compra e venda, mas respeitando os valores de cada empresa”, afirma a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Ana Cláudia Melo Vieira.

 

Drogaria Unilagos é a marca escolhida pelos empresários para representar a rede, mas, juridicamente, a central de negócios está registrada como Asfarlagos – Associação de Farmácias da Região dos Lagos. Ao longo de dois anos os empresários se reuniram periodicamente, participaram de capacitações e tiveram consultoria especializada para a formação da central. “A chegada das grandes redes de farmácia às cidades do interior se configurou em uma ameaça para as empresas de pequeno porte. Nossa motivação foi a possibilidade de nos fortalecermos e nos tornarmos competitivos neste mercado dominado pelas grandes empresas. O objetivo é garantir aos clientes bons serviços com preços baixos”, afirma Roxon Figueiredo, presidente da Asfarlagos.

VEJA TAMBÉM