PUBLICIDADE

Preso em Saquarema terrorista que agiria nas Olimpíadas do Rio

Um dos membros da organização estava negociando a compra de uma AK-47 de uma loja paraguaia

- Atualizado em
Beltrame garante que serão mais de dez mil PMs atuando nas Olimpíadas.
Um dos 10 presos, acusados de planejar um possível ataque terrorista nas Olimpíadas  do Rio de Janeiro, foi detido ontem(21), na Região dos Lagos. Segundo o Ministério da Justiça, as prisões ocorreram em diversos estados do Brasil. Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O homem que não teve a identidade revelada pela Polícia federal foi o primeiro a ser preso no estado do Rio.
O grupo de jovens espalhado pelo Brasil teria se conhecido através de um site denominado Nashir Português, que é uma referência à agência de notícias utilizada pelo Estado Islâmico para publicar seus manifestos, a Nashir News Agency. Os suspeitos utilizavam apelidos árabes (no lugar de seus nomes verdadeiros) e faziam exaltação a atos terroristas recentes, conforme a PF.
A prisão ocorreu em Saquarema e foi a primeira feita por suspeita de ligação com grupo terrorista do estado Islâmico, que atua no Oriente médio e a primeira embasada pela nova Lei Antiterrorismo, sancionada em fevereiro deste ano no país. Durante Coletiva do Rio de Janeiro ontem, José Beltrame, Secretario de Segurança Pública do estado, disse que apesar da descoberta, os planos de segurança para as Olimpíadas não serão alterados.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse, horas depois das prisões, que a Justiça autorizou a condução coercitiva porque os suspeitos estavam em fase de preparação dos ataques. Segundo investigações que envolvem as forças nacionais de segurança, eles trocavam mensagens entre si exaltando ataques terroristas – como o de Nice, na França, e o à boate destinada ao público gay em Orlando, Estados Unidos – e trocavam informações sobre cursos de tiros, artes marciais e locais para comprar armas. Ainda segundo Moraes, um dos membros da organização estava negociando a compra de uma AK-47 de uma loja paraguaia.

VEJA TAMBÉM