CidadesDestaqueMacaéPlantão

Hospital Público Municipal da Serra completa dez anos de atividades

O Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) completa dez anos de atividades no próximo dia 23 de julho. Referência no atendimento de urgência e emergência na Região Serrana de Macaé, a unidade instalada na localidade de Trapiche é considerada pela população como uma grande conquista.

 

Pai de seis filhos e com seis bisnetos, o aposentado Rodrigo Alves Medeiros, 77 anos, nascido na localidade, sabe da importância de um hospital de emergência próximo de casa. Há cerca de 30 dias, ele sofreu um infarto e foi socorrido na unidade hospitalar, onde ficou internado e posteriormente transferido para o Hospital Público Municipal (HPM).

 

¨Sem o atendimento na serra eu não estaria mais aqui para contar essa história. Comecei a passar mal por volta das 16h de sábado, fui levado para o hospital e prontamente recebi toda a assistência. Passei pelo HPM e no Hospital São João Batista, fiz o procedimento de cateterismo (exame para detectar a existência, localização e gravidade de obstruções nas artérias do coração). Estou me recuperando muito bem ¨garantiu o aposentado.

 

Ao longo dos anos, o HPMS vem avançando na implementação de novos serviços e aquisição de equipamentos de ponta. A unidade é a única da rede pública a realizar procedimentos de vídeo-histeroscopias (é um exame que visa avaliar a cavidade uterina, por meio do uso de uma pequena câmera que é introduzida pelo colo do útero, permitindo a visualização do conteúdo uterino). Os procedimentos de vídeo-histeroscopias foram iniciados em 2014, e até o último quadrimestre de 2016, foram realizados 353 exames.

 

Nos últimos três anos foram realizadas 1.242 procedimentos cirúrgicos, nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, plástica reparadora e urológica, subindo de 107 em 2013 para 486 em 2015.

 

A diretora administrativa do HPMS, Ivonilcéa Drumond, lembra que hoje a unidade é referência em cirurgia eletiva. “Do total de 1.242 cirurgias, 49% são de pessoas que moram na sede do município e 32% de residentes da região serrana. Outro dado importante é que no ano de 2013 houve um aumento no número de atendimento geral da instituição de 83,83%, se comparado com 2012”, frisou.

 

Para a aposentada Eliane Vicente Ferreira, que acompanhava o irmão que estava em recuperação pós-cirúrgica de hérnia umbilical, o tratamento no HPMS é de excelência. “O processo foi muito rápido, entre a primeira consulta e o procedimento cirúrgico foram uns 60 dias. Aqui ele fez todos os exames, risco cirúrgico e por último a cirurgia. A equipe é muita atenciosa e as dependências são limpas”, frisou.

 

O hospital conta com leitos de internações em clínica médica, clínica cirúrgica, um centro cirúrgico com duas salas, setor de imagem com ultrassografia e raio-x, exames laboratoriais, eletrocardiograma, farmácia, ambulatório de odontologia com clínica e pediatria.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *