CidadesDestaqueMacaéPlantão

Macaé obtem nota 10 na avaliação do MPF com portal da transparência

Macaé juntamente com mais seis cidades do estado do Rio de Janeiro ocupa o primeiro lugar no ranking estadual da transparência. O estado ocupa o 12º lugar.  Em todo o país, o Ministério Público Federal avaliou que o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses. O levantamento faz parte do projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF. A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de junho.

 

Já foram realizadas duas avaliações e somente Macaé, Duque de Caxias, Niterói e Nova Iguaçu mantiveram a nota 10 em ambas. Próximo a Macaé, a cidade de Casimiro de Abreu subiu de 7,9 para 9 sua qualificação. Carapebus saiu de 3,7 para 7,5 ocupando a 29ª colocação. Conceição de Macabu que tinha 4 foi para 5,3 na avaliação. Quissamã que está em 60º lugar teve seu portal de transparência avaliado em 2 e passou agora para 4,7. Em 67º lugar está Rio das Ostras, já que seu portal apresentou queda de 6,6 na primeira avaliação para 4 na atual.

 

Região dos Lagos

 

Na Região dos Lagos, São Pedro da Aldeia teve nota de 6,4 para 6,5. Armação de Búzios de 1,4 subiu para 5,4 a nota de seu portal da transparência.Cabo Frio – que ocupa o 55º lugar – teve sua avaliação melhorada. Na primeira obteve 3,5 e agora está com 5. Saquarema que ocupa o distante 70º lugar apresentou uma significativa melhora saindo dos 0,4 para 3,5. Arraial do Cabo caiu de 2,6 para 0,4 na nota. Araruama de 3,7 de avaliação no seu portal elevou esse índice para 6,8.

 

Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. Até o final do dia, 1.987 ações civis serão propostas pelas unidades do MPF. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10 na avaliação. Já nesta segunda análise, o número de municípios com a nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados subiu para três.

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *