CidadesDestaqueEconomiaPlantãoSão João da Barra

Porto do Açu iniciará até final de maio transbordo de petróleo para a Shell

Até o final de maio, o terminal de petróleo (Toil) do Porto do Açu, em São João da Barra realizará sua primeira operação de transbordo em maio para a BG, que recentemente foi comprada pela Shell. A Antaq concedeu, nesta semana, o Termo de Liberação de Operação (TLO) e a Habilitação para Tráfego Internacional (HTI) ao porto, necessários para início de operação. E desde abril, o porto está recebendo a migração da operação de movimentação de cargas da Petrobras, na Bacia de Campos. A migração paulatina irá gerar receita de ISS (Imposto Sobre Serviços) para São João da Barra. Hoje, a maior receita do município de Macaé é esse imposto, superior até às quotas mensais dos royalties e participações especiais. A receita de ISS de Macaé já é superior a 1/3 de todo o orçamento do município.

 

Os terminais Toil e Tmult (multicargas) precisam para seu licenciamento de cargas de importação e exportação dos documentos referentes ao alfandegamento emitido pela Receita Federal, e a obtenção do ISPS Code, norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento, concedida pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos (Cesportos).

 

O Toil está sendo instalado no Terminal 1 (offshore) onde passa a receber a operação ship to ship  transferindo petróleo de navios aliviadores com posicionamento dinâmico para navios suezmax convencionais. O acordo de transbordo com a BG, válido por 20 anos, movimentará um volume médio de até 200 mil barris por dia. Atualmente o canal do Toil possui 20,5 metros de profundidade, e receberá inicialmente navios suezmax. Até o final de 2017, a Prumo irá aumentar a largura e profundidade do canal, permitindo a operação com navios VLCC. O terminal, que está licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para armazenamento e tratamento do óleo cru (especificações e blending).

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *