Cabo FrioCidadesPlantão

Prefeitura de São Pedro da Aldeia devolve UPA ao Governo do Estado

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia anunciou que está devolvendo a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A unidade era uma alternativa para os moradores da Região dos Lagos que buscavam atendimento médico de urgência e emergência desde o fechamento da UPA de Cabo Frio.

 

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), órgão que administra a unidade desde outubro de 2015, informou que, a partir do dia 31 de maio, não será mais responsável pelo local. O INDSH teria alegado que o Estado não está repassando o recurso devido, reclamação que se espalhou pelas prefeituras da região, o que teria provocado o acúmulo de dívidas à administração municipal.

 

A Prefeitura de São Pedro ainda teria informado que o Estado recomendou o fechamento da pediatria e a demissão dos funcionários do setor, como forma de cortar gastos. Ainda de acordo com o INDSH, foram apresentados estudos para a Secretaria Estadual de Saúde, oferecendo soluções de gestão “compatíveis com os recursos disponíveis”, mas que nenhum foi aceito “pois as novas metas e valores redefinidos não eram compatíveis”.

 

Em nota o INDSH informou que o atraso dos repasses estaduais estaria causando diversos problemas administrativos na unidade, como atrasos salariais e de pagamentos contratuais, que prejudicariam o funcionamento da UPA. “A falta de repasse de recursos por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro está ocasionando um inevitável atraso nas obrigações financeiras da UPA, desde salários, aos compromissos com fornecedores de serviços e medicamentos, o que coloca em sério risco a qualidade do atendimento e limita dramaticamente a missão de preservação de vidas e da saúde dos pacientes”.

 

Imagem Perfil Redação Portal Cidades BR

redação

Jornalista, especializada em economia, petróleo e assessoria de comunicação empresarial e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *